home

“O país precisa de um Orçamento que vá no sentido do que consta no PEC e dos compromissos …

“O país precisa de um Orçamento que vá no sentido do que consta no PEC e dos compromissos …

O líder parlamentar do PS, Francisco Assis, apelou ao sentido de responsabilidade do PSD e à viabilização do Orçamento para 2011.

Ver vídeo…

O presidente do Grupo Parlamentar do PS adiantou que “o país precisa de um Orçamento que vá no sentido do que consta no Programa de Estabilidade e Crescimento [da União Europeia] e dos compromissos internacionais assumidos por Portugal”.
“O PS e o Governo têm feito um apelo sério para que, no quadro parlamentar, seja possível encontrar um consenso que permita a aprovação do Orçamento. Estamos certos que a não aprovação do Orçamento teria consequências muito negativas para o país”, advertiu.
Francisco Assis disse ainda não pretender “entrar num processo de comentar comentários de altos dirigentes do PSD, porque isso teria seguramente um efeito de radicalização de posições”.
“Tenho em conta as palavras proferidas pelo senhor Presidente da República ainda recentemente, apelando para a valorização de uma cultura de consenso político em detrimento de um clima de crispação que infelizmente ainda permanece na sociedade portuguesa”, contrapôs o presidente do Grupo Parlamentar do PS.
Nas respostas às questões formuladas pelos jornalistas, Assis aludiu ainda à experiência do Governo do Bloco Central, entre PS e PSD, que, na sua perspectiva, permitiu a Portugal sair de uma situação de crise.
“Neste momento, é importante que o país valorize os factores de consenso, sobretudo entre partidos que no passado já foram capazes de estabelecer esses compromissos nacionais. Recordo que no passado, em outros momentos de crise, PS e PSD chegaram mesmo ao ponto de formar um Governo de coligação, num quadro especialmente difícil, entre 1983 e 1985”, frisou o líder da bancada socialista, antes de fazer mais um apelo aos princípios políticos dos sociais democratas.