home

“O Ministério da Cultura pretende agora colocar 50 jovens bolseiros oriundos do primeiro …

“O Ministério da Cultura pretende agora colocar 50 jovens bolseiros oriundos do primeiro …

27-Abr-2010 
Gabriela Canavilhas afirmou hoje que o seu Ministério vai colocar nos seus serviços e organismos “durante um período alargado” 50 jovens bolseiros que integraram a primeira fase do programa “InovArte”.

O anúncio da medida por Gabriela Canavilhas foi feito na sessão de lançamento da segunda fase do programa InovArte, no Museu Nacional de Arte Antiga.
No seu discurso de apresentação da segunda fase do programa InovArte, Gabriela Canavilhas afirmou que o objectivo deste programa “não é dar um peixe” aos jovens, mas ensinar-lhes a pescar”.

Após a primeira edição do programa, “40 bolseiros obtiveram já emprego ou garantiram o desenvolvimento de tarefas profissionais em resultado dos estágios”, adiantou Gabriela Canavilhas.

“O Ministério da Cultura pretende agora colocar 50 jovens bolseiros oriundos do primeiro programa InovArte nos nossos serviços e organismos durante um período alargado, tendo em vista a possibilidade de contribuírem com a sua experiência para o desenvolvimento cultural do país”, afirmou.

Na sua intervenção, que antecedeu a de José Sócrates, Gabriela Canavilhas referiu-se também ao projecto de lei do PS sobre a revisão do estatuto do artista e frisou que na área da cultura já trabalham mais de 120 mil portugueses “e tem uma dinâmica de criação de emprego superior à média nacional”.

“Por isso, estamos muito empenhados na elaboração de normas que definam o estatuto das carreiras artísticas e a sua protecção no regime de Segurança Social, designadamente ao nível da proteção no desemprego e em situação de reforma”, concluiu Gabriela Canavilhas.