home

“O interior em Portugal. Portugal na Europa”

“O interior em Portugal. Portugal na Europa”

O secretário nacional do PS Jorge Seguro Sanches redigiu um artigo de opinião publicado no jornal Público, denominado “O interior em Portugal. Portugal na Europa”.

O dirigente socialista começa por defender que “tal como no país a chave de uma Europa equilibrada e sustentável está na coesão, sabendo tratar de forma igual o que é igual e, de forma diferente, aquilo que é diferente. Não perceber isso é condenar, à partida, qualquer política regional, nacional e europeia”.

Referindo-se ao interior do país, critica as “portagens nas ex-SCUT, das mais caras da União Europeia”, o “encerramento e esvaziamento indiscriminado de serviços públicos”, o “fim dos benefícios fiscais ao interior”, as “taxas de IVA sempre superiores às do país vizinho”, os “milhares e milhares de pessoas distantes da rede de gás natural ou dos caminhos-de-ferro”, entre outros.

Relativamente a Portugal, refere-se a “um país distante do centro da Europa, um país que nos últimos anos comprometeu boa parte da sua capacidade nos sectores primários e secundários em troca de uma integração política, económica e monetária num espaço comum europeu”, “um país onde os jovens, cada vez mais, emigram”, “um país que deixou de acreditar na autenticidade da política e por isso não acredita em desígnios”.

Segundo Jorge Seguro Sanches, “a finanças, os especuladores, o diretório, o eixo Paris-Berlim ou apenas a Sra. Merkel têm ajudado a empurrar Portugal para uma cada vez mais evidente espiral recessiva de crise, depressão, desemprego, empobrecimento e emigração”.

“Falemos de oportunidades”, “falemos do futuro e das novas gerações que nos exigem a seriedade e visão que muito tem faltado em Portugal e na Europa”, defende.

Leia aqui o artigo