home

O Governo prepara-se para passar linha vermelha e aplicar uma verdadeira TSU sobre os pensionistas

O Governo prepara-se para passar linha vermelha e aplicar uma verdadeira TSU sobre os pensionistas

Segundo a imprensa de hoje, o Governo está a preparar-se para alargar a CES (Contribuição Extraordinária de Solidariedade) a um novo patamar de contribuição e com taxas acrescidas.

O PS considera que o Governo está a ultrapassar a linha vermelha definida pelo vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, em maio passado. O secretário nacional do PS, António Galamba, critica a atuação política de Paulo Portas na questão dos pensionistas, mas não a considera inesperada: “Quem era politicamente incompatível com um corte indiscriminado nas pensões, agora é irrevogável no sentido a que já nos habituou. Quem tinha medo de um cisma grisalho há sete meses, hoje já nem demagogia tem”.
 
Para António Galamba, o Governo está “corroído pela cegueira da austeridade sobre austeridade” e pretende agravar ainda mais as condições de vida dos reformados e pensionistas, sem sequer se esclarecer se as medidas são temporárias ou permanentes. “Com este Governo nenhum português sabe com o que pode contar. A falta de confiança e a insegurança são marcas indeléveis deste executivo”, diz António Galamba.