home

O Governo não está a fazer consolidação orçamental e apenas acentua o empobrecimento de …

O Governo não está a fazer consolidação orçamental e apenas acentua o empobrecimento de …

O PS considera que os mais recentes indicadores da execução orçamental revelam que Portugal não está a fazer qualquer consolidação orçamental e que o caminho do Governo acentua antes o empobrecimento.

“Os números dizem-nos que o défice em contabilidade pública aumentou 32 por cento face ao período homólogo, mais 600 milhões de euros de défice. Todos os impostos estão a cair com exceção do IRS e a despesa com subsídio de desemprego aumenta quase 14 por cento”, apontou o secretário nacional do PS.

Eurico Brilhante Dias referiu-se também como preocupação a indicadores como as referentes às contribuições para a segurança social, “que estão a decrescer”, e o investimento, “que em abril desceu 42 por cento e no acumulado de quatro meses 27,2 por cento”.

“Estamos a falar de um caminho que não está a levar à consolidação orçamental, mas ao acentuar do empobrecimento do país. Quando hoje se vê o ministro das Finanças [Vítor Gaspar], que tem sido o paladino da austeridade, falar de investimento, é porque estamos perante um sintoma claríssimo que até o Governo reconhece que a estratégia de consolidação orçamental seguida até hoje falhou redondamente”, sustentou o membro do Secretariado Nacional do PS.

Neste contexto, Eurico Dias defendeu que é preciso colocar o investimento e a procura interna “no centro da política económica”.