home

O Governo está isolado

O Governo está isolado

António José Seguro acusa o Governo de estar fora do consenso sobre crescimento económico e gestão parcial da dívida soberana
 
O líder socialista lembra que há muito existe um consenso na sociedade portuguesa em torno do necessário crescimento económico e de uma gestão sustentável da dívida soberana, não compreendendo as críticas recentes de um eurodeputado da maioria. “Desde 2011 que venho alertando para esta necessidade. E não vi até agora nenhum problema. Também falo com os nossos credores e com os outros líderes europeus. O problema está na falta de vontade política”. Seguro lembra que a Europa “já carregou demasiado sobre os portugueses”, e que há muito que vem defendendo uma mutualização parcial e renegociação da dívida.
 
O líder socialista garante que não encontra nenhum problema numa mutualização parcial da dívida, afirmando que a União Europeia também é parte interessada no equilíbrio das contas públicas portuguesas, pelo que deve avançar com a iniciativa de “diminuir os lucros que os mercados financeiros têm”. Assegura que Portugal quer honrar a dívida, “pagando até ao último cêntimo”, mas que o deve fazer “assente numa estratégia credível”.
Reclama, por isso, mais tempo para o ajustamento, renegociando as condições, designadamente com taxas de juros mais baixas e maturidades mais alargadas.
 
Sobre o Documento de Estratégia Orçamental (DEO), o secretário-geral do PS diz desconhecer as propostas sobre os cortes que o Governo se prepara para efetuar, afirmando que “não se pode brincar com a vida dos portugueses, que vivem numa incerteza permanente”. Seguro aconselha Passos Coelho a “falar verdade” e com clareza aos portugueses e a revelar os cortes que vai fazer, esclarecendo se são provisórios ou se vão passar a definitivos. O pouco que se sabe, lembra, é através da comunicação social, que nos últimos dias tem vindo a anunciar que o Governo “vai aprofundar cortes na despesa”, recorrendo nomeadamente, ao encerramento de repartições de finanças, escolas e serviços de saúde.