home

“O Estado deve incentivar as pessoas a regressar ao mercado de emprego”

“O Estado deve incentivar as pessoas a regressar ao mercado de emprego”

O secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional disse hoje, em Braga, que as alterações ao regime do subsídio de desemprego são uma forma de incentivar uma mais rápida inserção no mercado de trabalho.

Na opinião de Valter Lemos, o sistema tal como estava “era um erro”: “Nenhum país pode ter sistemas de apoio ao desemprego que desincentivem as pessoas a voltar ao mercado de trabalho”.
Na opinião do governante, que falava à margem de um conferência na Associação Industrial do Minho, “o Estado deve apoiar as pessoas quando desempregadas, mas com o objetivo último, que deve ser de toda a gente, de conseguir que voltem ao mercado de emprego”.
Justificando as recentes alterações governamentais ao regime do subsídio, Valter Lemos disse que “se houver aspectos da forma como é concedido o subsídio de desemprego que estejam errados e desincentivem as pessoas, a obrigação do Governo substituí-los e foi o que se fez no subsídio de desemprego”.
Apontou o exemplo do distrito de Braga, onde – reconheceu – “houve uma vaga de desemprego em sectores como o têxtil e o vestuário, que têm em regra baixos salários”, para acentuar que “não faz sentido que essas pessoas desempregadas não sejam incentivadas a voltar ao mercado de emprego, pelo menos se tiverem salários iguais aos que tinham antes”.