home

«O caminho do crescimento e do emprego»

«O caminho do crescimento e do emprego»

António José Seguro escreveu um artigo de opinião, no jornal Público, intitulado “O caminho do crescimento e do emprego”.

Logo nas primeiras linhas destacou que Portugal foi o primeiro Estado-membro dos 27 a aprovar “um Ato Adicional para o emprego e o crescimento, complementar ao Tratado Orçamental, em processo de ratificação”, por iniciativa do Partido Socialista. “Sempre defendi que tanto se serve Portugal no Governo como na oposição”, revelou.

Ressalvou que as propostas socialistas “não são de ontem, da semana passada ou do mês passado. Desde julho de 2011 que temos vindo a propor e a batalhar por uma Agenda para o crescimento e para o emprego”.

Porém, a aprovação desta adenda “é apenas o princípio de uma longa caminhada. Há muito trabalho pela frente”, disse o secretário-geral do PS, acrescentando que “a sua aprovação e o debate europeu mostram que estamos no caminho certo”. “Esse caminho assenta numa estratégia de consolidação saudável das contas públicas, com disciplina e rigor orçamental, mas dando prioridade ao emprego e ao crescimento”, defendeu.

“Não, nós não seguiremos o caminho que as instituições europeias e internacionais obrigaram a Grécia a seguir. Seguiremos o nosso próprio caminho”, reivindicou Seguro, num artigo em que define o desemprego como o “nosso maior flagelo” e a ausência de crescimento como “o nosso principal problema”.

Afirmou que o PS continuará a defender a emissão de eurobonds e um papel mais ativo do Bano Central Europeu.

António José Seguro finalizou o seu artigo de opinião defendendo que “a Europa ou muda ou morre. Nenhum líder tem o direito de destruir o projeto civilizacional mais estimulante do pós-Segunda Guerra Mundial”.

Leia aqui o artigo, em formato PDF