home

Números do desemprego demonstram “insensibilidade social” do Governo

Números do desemprego demonstram “insensibilidade social” do Governo

O PS sublinhou que o desemprego de 16,5 por cento, anunciado pela OCDE, é o “mais significativo alguma vez visto em Portugal”.

“Trata-se do número mais significativo de desemprego alguma vez visto em Portugal, cerca de 900 mil portugueses, metade dos quais sem qualquer tipo de subsídio ou prestação social. Há uma grande insensibilidade social por parte do Governo no tratamento da situação social mais gritante que hoje vivemos”, alertou Miguel Laranjeiro.

O deputado do PS salientou a “subida relativamente ao mês anterior, ao contrário da estabilização na União Europeia”, acrescentando que “milhares e milhares de trabalhadores e trabalhadoras estão sem qualquer tipo de rendimento”.

“É a prova de que esta lógica de austeridade sobre austeridade, de recessão sobre recessão, está a ter as consequências mês a mês que estão à vista de todos”, continuou, reafirmando a “necessidade de uma agenda para o crescimento e o emprego” e não só de “contenção orçamental”.

Miguel Laranjeiro estimou que o corte suplementar de quatro mil milhões de euros, que “o Governo está a propor para as próximas semanas”, contribuirá para o agravamento da situação económica e, especificamente, um “aumentar do desemprego”.