Número de profissionais do SNS aumentou nos últimos anos
“Nunca o Serviço Nacional de Saúde teve tantos médicos especialistas colocados em todo o país”, disse o ministro, na inauguração do novo Centro de Saúde de Queluz.
Adalberto Campos Fernandes observou também, como um dado positivo, que o número de profissionais de saúde que o país vê emigrar “tem vindo a cair”, reafirmando o objetivo do Executivo socialista em prosseguir o esforço de investimento no sector, “num quadro de respeito pelo exercício global” financeiro do país.
“Sem contas públicas equilibradas, não há serviços públicos de qualidade, e não há funções sociais que sejam garantidas”, advertiu.
Na presença do autarca do concelho, Basílio Horta, o ministro da Saúde destacou o exemplo de Sintra como sendo o município com “a maior cobertura de cidadãos com médico de família” e “o maior número de médicos de família”, sublinhando o objetivo de “continuar a absorver no sistema todos os profissionais qualificados que estejam disponíveis”.
Novo Centro de Saúde de Queluz
Neste novo equipamento, ontem inaugurado, ficam instalados a Unidade de Saúde Familiar (USF) D. Maria I, que permitirá atribuir médico de família a mais 13 mil utentes, a par da Unidade de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Hospital Fernando da Fonseca.
O Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra passa a ter em funcionamento quinze Unidades de Saúde Familiar, nove Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, cinco Unidades de Cuidados na Comunidade, uma Unidade de Saúde Pública e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados.