home

Novos passes sociais são sucesso de procura em Lisboa e Porto

Novos passes sociais são sucesso de procura em Lisboa e Porto

O presidente da Área Metropolitana de Lisboa e autarca da capital, Fernando Medina, destacou ontem que durante o mês de março foram vendidos mais 70 mil passes Navegante que no mesmo período do ano anterior, um indicador significativo da adesão ao novo programa de redução tarifária dos títulos de transporte público.
Novos passes sociais são sucesso de procura em Lisboa e Porto

“Só no mês de março, ainda com tanta gente a dizer que não acreditava na medida e com um período pequeno de vendas, o número global de vendas de passes integrados hoje na família Navegante, municipal e metropolitano, aumentou em 70 mil em relação a março de 2018”, salientou o autarca socialista, em Setúbal, durante a cerimónia que assinalou a entrada em vigor dos novos passes sociais.

Fernando Medina referiu que “muitos destes títulos” foram adquiridos por pessoas de mais 65 anos, salientando que a redução tarifária permitirá a muitas pessoas ganharem “o direito à mobilidade”, de que tinham abdicado devido aos preços dos transportes.

“Hoje [segunda-feira] é dia 1 de abril, mas pela primeira vez será lembrado por uma verdade, a verdade de que, depois de muitas décadas, temos um passe único na Área Metropolitana de Lisboa”, saudou.

Sublinhando que a paternidade da medida se deve aos autarcas, a este Governo do PS e a esta maioria, Medida enalteceu o trabalho do ministro do Ambiente, Matos Fernandes, a quem endossou o título de “ministro vitalício na área da mobilidade”, reservando um agradecimento particular ao primeiro-ministro, António Costa.

“Se calhar foi preciso que um presidente da Câmara Municipal de Lisboa e da Área Metropolitana de Lisboa tivesse chegado a primeiro-ministro. Sem a palavra decisiva dele e sem a vontade decisiva dele neste processo, nós hoje certamente não estaríamos aqui”, realçou.

Concurso para aquisição de novos elétricos

Na ocasião, o autarca socialista anunciou ainda o lançamento de um concurso, no valor de 45 milhões de euros, para a aquisição de 15 novos elétricos articulados para Lisboa, mais do que duplicando a oferta na capital.

“À crítica dos que respondem que não teremos oferta para responder à procura, a resposta é que os autarcas, em parceria com o Governo, estamos a aumentar a oferta”, afirmou.

Número de assinaturas no Porto aumentou 36% com o passe único

Também na Área Metropolitano do Porto (AMP), com a entrada em vigor dos novos passes únicos, pode observar-se um aumento significativo de procura de títulos mensais de transporte, registando-se um acréscimo de 36% no último mês.

De acordo com os dados revelados pelo agrupamento Transportes Intermodais do Porto (TIP), que gere o título Andante, até às 12h00 do dia 1 de abril registavam-se 131.707 assinaturas mensais carregadas, número que compara com as 96.401 assinaturas carregadas no dia 1 de março último.

Destas assinaturas, 76.567 dizem respeito aos títulos até ‘Z3’ – até três zonas – o que corresponde ao passe municipal – e 55.140 ao ‘Ztudo’, ou seja, ao passe metropolitano que permite viajar pelos 17 concelhos que compõe a Área Metropolitana do Porto.

Ainda de acordo com o TIP, no último mês, o número de clientes atendidos nas lojas Andante passou de 10.695 (a 1 de março) para 50.923.

O contrato para a entrada em vigor do passe único nos 17 concelhos da AMP foi, como se recorda, celebrado na passada sexta-feira entre o Governo e a Área Metropolitana.