home

Novos equipamentos sociais criam 14 mil postos de trabalho

Novos equipamentos sociais criam 14 mil postos de trabalho

A ministra do Trabalho e Solidariedade Social disse que o Governo pretende promover a criação de 14 mil novos postos de trabalho ao apoiar a construção de novos equipamentos sociais.

A ministra Maria Helena André disse que “os programas PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais) e POPH (Programa Operacional do Potencial Humano) vão permitir a criação de 14 mil novos postos de trabalho permanentes” em instituições sociais de apoio a idosos, crianças ou pessoas com deficiência.
Depois do anúncio do pagamento de bolsas de estágios para jovens desempregados, a titular da pasta sublinhou que “o Estado tem a preocupação de contribuir para a criação de novos postos de trabalho e para a manutenção dos existentes” com o intuito de combater o desemprego.
Neste sentido, disse que a redução da taxa de desemprego depende do comportamento da economia, acrescentando que “existem indicadores positivos de crescimento económico” para 2010, estando confiante de que a retoma vai ter reflexos ao nível do emprego.
A ministra do Trabalho e Solidariedade Social explicou que o apoio à construção de novos equipamentos sociais tem também como objectivo responder a um desafio de demográfico.
“Temos baixos níveis de natalidade e temos uma população envelhecida, o que quer dizer que temos uma maior esperança de vida”, afirmou, sublinhando a necessidade de criar condições de apoio aos mais idosos e incentivar o aumento da taxa de natalidade.
Em Arruda dos Vinhos, onde foi lançada a primeira pedra para a construção da nova creche da Santa Casa da Misericórdia para 66 crianças, Maria Helena André justificou o investimento do Governo nestes equipamentos sociais de apoio às crianças, uma vez que permitem às famílias “conciliar a vida pessoal e profissional”, criando condições para aumentar os agregados familiares.
No Cadaval, a ministra inaugurou o Campus Social do Olival, um investimento de 2,2 milhões de euros, dos quais 1,3 milhões são financiados pelo PARES.