home

Novo Rumo exige um compromisso com a educação e escola pública

Novo Rumo exige um compromisso com a educação e escola pública

Carlos Zorrinho acusou hoje o Governo PSD/CDS de ter feito uma “opção ideológica que relega o conhecimento e a cultura para um plano secundário”, fazendo os cortes mais violentos no setor da Educação.

“A pobreza, o desemprego e a emigração são os dramas do presente. O drama maior do futuro é o desinvestimento na educação e na ciência”, considerou o deputado numa declaração política na Assembleia da República. Recordando que “nas últimas décadas, os portugueses adquiriram uma nova consciência sobre a importância da escola” e que “deixámos de estar na cauda da Europa nas áreas da educação e da ciência”, Zorrinho defendeu a necessidade de manter os níveis de investimento em educação e ciência porque é “a única saída de futuro”.

“É preciso um compromisso de todos com o conhecimento, a cultura, a criação científica e artística, com a escola pública, a igualdade de oportunidades e a democratização do ensino” sublinhou o deputado socialista. Por isso, a educação será o “tema chave” da oitava conferência nacional do “Novo Rumo para Portugal” que se realiza no próximo sábado em Lisboa.