Novo Orçamento Participativo evoca 25 de Abril
A segunda edição da iniciativa, através da qual os cidadãos candidatam propostas de investimento e votam nos projetos a que o Governo dará realização, será agora alargada a projetos em “todas as áreas de governação”, de acordo com a secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, depois do assinalável sucesso da primeira edição, centrado nas áreas de intervenção da cultura, agricultura, ciência e educação e formação de adultos.
Graça Fonseca explicou ainda que a edição deste ano vai evocar a Revolução dos Cravos, com o roteiro de encontros participativos que se irão realizar pelo país “a reproduzir geograficamente locais relevantes para a ação militar do 25 de Abril, levado a cabo pelo Movimento das Forças Armadas”.
Os encontros, que decorrerão na rede de bibliotecas públicas e municipais e de Espaços Cidadão, têm início em Lagos, a 20 de fevereiro, e culminam em Lisboa, no dia 24 de abril, passando por 16 outros locais, de norte a sul e ilhas.
As propostas podem ser submetidas desde dia 24 de janeiro, até 24 de abril, através da página do Orçamento Participativo, em www.opp.gov.pt.
Na sua edição inaugural, em 2017, o OPP distinguiu como grande vencedor, com mais de 6500 votos, o projeto “Cultura para todos”, de incentivo ao acesso e partilha dos cidadãos aos bens culturais, com uma dotação orçamental de 200 mil euros para a sua implementação.
No total, foram escolhidos 38 projetos, com uma ampla participação de cerca de 80 mil votos, de entre as mais de 600 propostas de âmbito nacional e regional, nas diversas áreas a concurso, encontrando-se já em fase de concretização.