home

Novo espaço para estudo do Português abre em Toronto

Novo espaço para estudo do Português abre em Toronto

Notícia publicada por:

Novo espaço para estudo do Português abre em Toronto

Foi dado mais um passo para continuar a valorizar a cultura nacional no mundo: o Centro de Estudos da Língua e da Cultura Portuguesa já tem um espaço próprio na Universidade de Toronto, conforme anunciou o primeiro-ministro, ao culminar a sua viagem oficial ao Canadá.

Durante uma receção com a comunidade portuguesa, António Costa anunciou que “foi criado na Universidade de Toronto o Centro de Estudos da Língua e da Cultura Portuguesa”.
O líder do executivo português considerou que esta é “mais uma medida para estreitar as relações bilaterais entre Portugal e o Canadá”, afirmando tratar-se de “um trabalho que temos de continuar”.
Refira-se que o Centro da Língua Portuguesa esteve a funcionar sem espaço físico próprio, mas, por parte das autoridades nacionais, é encarado como uma instituição que “pode ser autossuficiente do ponto de vista financeiro e gerador de receita”.
Além das aulas em língua portuguesa, o centro oferece um programa diversificado de atividades culturais que se dirigem aos alunos do programa de estudos portugueses da Universidade de Toronto, como também a um público mais abrangente.
Assim, e segundo o Governo português, este centro adquire uma maior visibilidade no seu objetivo de promoção e ensino da língua portuguesa, sendo o único existente em território canadiano.

Guterres desafia CPLP a promover o português na sua diversidade
Entretanto, no Dia da Língua Portuguesa e da Cultura, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, destacou a importância da diversidade contra as tentativas de uniformização a que se assiste e disse que a CPLP tem, nesta matéria, um “papel essencial”.
António Guterres fez um pequeno discurso, em português, nos Jardins das Nações Unidas, em Nova Iorque, no qual elogiou a diversidade da CPLP, com países em todos os continentes.
“É necessário dizer que nós na CPLP nos orgulhamos da nossa diversidade, reconhecemos que as nossas próprias sociedades são multiétnicas, multiculturais, multirreligiosas, e que isso é um bem, não é uma ameaça, e que isso deve ser valorizado, e afirmado, e que isso deve ser uma lição para outras partes do mundo, outros povos, outras culturas.”, declarou, acrescentando que a Comunidade de Países de Língua Portuguesa tem um papel essencial a desempenhar” na promoção do português em toda a sua diversidade.