home

Novas Oportunidades: rede de certificação profissional para mais de 100 profissões

Novas Oportunidades: rede de certificação profissional para mais de 100 profissões

O Governo anunciou hoje que até ao final do ano estará operacional uma rede de certificação profissional nos Centros Novas Oportunidades para mais de 100 profissões definidas no catálogo nacional de qualificações.

“Até ao final deste ano haverá cerca de uma centena de Centros Novas Oportunidades, com capacidade para reconhecer cerca de uma centena de profissões incluídas no catálogo nacional”, anunciou hoje a ministra do Trabalho, Helena André, na iniciativa “Novas Oportunidades: Ambição e Mudança”.
Esta medida – que valoriza a experiência no reconhecimento, validação e certificação de competências – conta com a cooperação de associações profissionais, institutos e empresas, precisou.
Helena André destacou que este novo ciclo da iniciativa dá assim continuidade ao objectivo do Governo, de “ultrapassar o défice de baixas qualificações que existe em Portugal” e que afecta jovens e adultos.
“Alargámos aquilo que era o princípio da iniciativa Novas Oportunidades – que era dar a certificação escolar – para aquilo que chamamos de dupla certificação, ou seja, à certificação profissional.
De acordo com o secretário de Estado, Valter Lemos, a aposta em cursos de dupla certificação “deve ser acrescida e o objectivo da redução do abandono escolar tem que ser fixado para 2015 ao nível da média europeia, o que significa reduzi-lo ainda para metade do valor actual”.
No âmbito deste programa, foi também criado o “Selo de Empresa Qualificante”, para os quais “muito em breve” será aberto um período de candidaturas.
De acordo com Valter Lemos, este selo – que resultou de uma portaria assinada em conjunto com a ministra da Educação – “visa reconhecer social e publicamente as empresas que se distingam no esforço de qualificação dos seus trabalhadores”.