home

Novas Oportunidades para melhorar qualificações e reduzir desigualdades

Novas Oportunidades para melhorar qualificações e reduzir desigualdades

No passado sábado, na Alfândega do Porto, realizou-se o  Fórum “Novas Fronteiras”, versando o tema das “Novas Oportunidades”.

Ver Fotogaleria…

O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou, na sua intervenção na sessão, que os principais objectivos que norteiam as “Novas Oportunidades” são elevar os padrões de qualificação dos portugueses e reduzir as desigualdades, salientando que este é um programa “absolutamente central das políticas públicas” e que nasceu da reflexão e estudo feitos no âmbito das Novas Fronteiras.

Sendo um dos programas do Governo de que Sócrates mais se orgulha, “Novas Oportunidades” visa “dar uma nova oportunidade aos que saíram cedo da escola para melhorar a sua qualificação”, reiterando o primeiro-ministro que “o sucesso económico do país reside na aposta no conhecimento, na ciência, na melhoria das qualificações, porque não queremos competir nos mercados de baixa mão-de-obra”.

Inscreveram-se no programa “Novas Oportunidades” 500 mil portugueses. José Sócrates salientou a existência dos meios humanos e financeiros para que o programa se concretize, graças ao aumento, no QREN, de 26 para 37 por cento das verbas comunitárias destinadas a formação, educação e ciência.