Novas oportunidades: Aprender já compensou
Mais de meio milhão de portugueses que frequentaram o programa “Novas Oportunidades” e cerca de 500 empresas envolvidas no projecto são os números do sucesso de uma iniciativa criada há três anos pelos ministérios da Educação e do Trabalho e da Segurança Social.
Estes são números que o Governo do Partido Socialista pretende aumentar através de uma campanha que tem como objectivo mostrar que aprender já compensou. A acção conta com testemunhos de adultos que terminaram o 12º ano através da rede nacional de centros Novas Oportunidades e do Sistema Nacional para o Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.
Com esta campanha, o Governo pretende aumentar a mobilização social para este projecto de qualificação. O alvo privilegiado é constituído por todas as pessoas com escolaridade inferior ao 12º ano que ainda necessitem de superar défices de formação e qualificação para melhorar as suas oportunidades no mercado de trabalho ou de aumentar as suas potencialidades pessoais, sociais e profissionais.