home

Nova linha de SMS para apoiar as vítimas de violência doméstica

Nova linha de SMS para apoiar as vítimas de violência doméstica

O Governo anunciou esta sexta-feira a criação de uma nova linha de apoio a vítimas de violência doméstica, que disponibiliza o envio de mensagens de texto rápidas (SMS) de pedido de ajuda, especialmente dedicada a reforçar os mecanismos de proteção e ajuda a mulheres e crianças em situação de risco acrescido, face ao isolamento social e doméstico imposto pelo surto de Covid-19.
Nova linha de SMS para apoiar as vítimas de violência doméstica

A nova linha de apoio, criada em coordenação com a Fundação Vodafone Portugal, está disponível a partir de hoje, com o número 3060, sendo gratuita e garantindo a confidencialidade, uma vez que não fica qualquer registo no detalhe mensal das faturas.

A resposta às mensagens SMS é assegurada, do outro lado da linha, por uma equipa especializada da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), de forma permanente e em articulação com toda a Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, à semelhança do que já acontece com a linha telefónica (800 202 148) e com o novo e-mail de emergência ([email protected]).

O confinamento de mulheres e crianças no espaço doméstico junto com possíveis agressores, em resultado da crise pandémica do novo coronavírus, pode agudizar o risco de estas sofrerem diversas formas de violência e limitar a sua capacidade de pedir ajuda, uma preocupação que tinha já sido expressa, nomeadamente, pela direção nacional das Mulheres Socialistas.

Esta resposta, agora anunciada, vem ao encontro da necessidade de disponibilizar às vítimas novas formas de comunicação e de pedido de apoio escrito, que complementem o atual serviço telefónico de informação às vítimas de violência doméstica.

As vítimas de violência doméstica não estão sozinhas. A violência doméstica é um crime público. Denunciar é uma responsabilidade coletiva.

Mais informação disponível em Covid-19: Segurança em isolamento