home

Nova descida do desemprego confirma recuperação significativa da economia

Nova descida do desemprego confirma recuperação significativa da economia

A taxa de desemprego confirma uma trajetória de redução consistente, de acordo com os dados revelados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que reviu em baixa o valor de abril em 0,3 pontos percentuais, para 9,5%, apontando para uma nova redução em maio, estimada para os 9,4%. Em termos homólogos, o valor provisório apontado pelo INE para maio representa uma descida face aos 11,2% observados no mesmo período de 2016.
Crescimento revisto em alta em 2018 e 2019

Números que, de acordo com o ministro do Trabalho, vêm constatar a efetiva recuperação da economia e do emprego, destacando em particular a melhoria de três décimas face ao mês anterior.

“É a constatação de que a perspetiva de recuperação da economia portuguesa e do emprego se está a concretizar a um ritmo significativo”, acentuou Vieira da Silva, assinalando que a confirmar-se uma redução da taxa abaixo dos 9,5%, Portugal consolidará uma aproximação à média da União Europeia.

O titular da pasta do Trabalho adverte que esta trajetória positiva não significa que todos os problemas estejam já resolvidos, lembrando que o país continua a ter uma taxa de desemprego mais alta do que era a tradição da economia portuguesa, mas assinala que este “é o valor mais baixo desde 2008”, ao mesmo tempo que está a ser criado emprego líquido.

“Quer dizer que o progresso que se está a realizar é significativo, principalmente porque está a ser acompanhado pela criação de emprego”, sublinha, estimando que existam hoje entre 130 mil a 140 mil postos de trabalho a mais do que há um ano.

“Isto quer dizer que todos os meses esse valor se consolida em um crescimento líquido de emprego que é relevante e é o complemento necessário para a baixa da taxa de desemprego”, explicou.