home

Nova ala pediátrica do Hospital de São João é “obra exemplar” que concretiza ambição com mais de uma década

Nova ala pediátrica do Hospital de São João é “obra exemplar” que concretiza ambição com mais de uma década

O primeiro-ministro, António Costa, inaugurou este sábado a nova ala pediátrica do hospital de São João, no Porto. Trata-se de uma “obra exemplar” que demonstra que “nos momentos mais negros e difíceis, há sempre um caminho onde é possível desde que haja vontade para o fazer”, disse o líder socialista.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

Notícia publicada por:

A nova ala pediátrica do hospital de São João, no Porto, foi inaugurada este sábado, dia 11, numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro, António Costa. O chefe do Governo e líder socialista salientou que a construção da ala pediátrica é o concretizar de “um sonho que tem mais de 10 anos”.

“O mais difícil, seguramente, foi fazer e garantir que os sonhos não morriam com a Covid-19. O sonho de termos esta ala é um sonho que tem mais de 10 anos. Houve muitas oportunidades de poder ser resolvida, mas a verdade é que foi preciso fazer acontecer esse sonho porque os sonhos ou acabam quando acordamos ou se transformam em realidade”, disse António Costa.

Conforme o primeiro-ministro salientou, apesar dos constrangimentos e restrições decorrentes da pandemia de Covid-19, foi possível “fazer acontecer esse sonho” e criar condições dignas e apropriadas para o serviço de pediatria do Centro Hospitalar de São João.

Isto porque “houve um conselho de administração que, seguramente, assoberbado com uma enorme pressão daquilo que foi o acréscimo de serviço que a pandemia impôs a todos os profissionais e instituições conseguiu encontrar uma vigésima quinta hora no seu dia para continuar a fazer esta obra andar”, sublinhou António Costa.

Para o líder socialista, a nova ala pediátrica demonstra que “nos momentos mais negros e difíceis, há sempre um caminho onde é possível desde que haja vontade para o fazer”.

Porém, a ambição e determinação em prosseguir a aposta na rede de cuidados de saúde não se esgota na conclusão desta ala pediátrica, para onde já foram transferidas 21 crianças.

“Estamos aqui hoje porque não paramos, mas temos de sair daqui hoje com a convicção de que não podemos parar porque este problema foi resolvido”, disse.

O primeiro-ministro reforçou que os recursos financeiros do Estado, nomeadamente os que provêm de impostos pagos pelos portugueses, devem ser “geridos com transparência, rigor e produzem resultados”, acrescentando que “um dos resultados dos impostos que pagaram estão aqui, nos 25 milhões de euros que estão nesta ala pediátrica”.

Na cerimónia, António Costa anunciou que a candidatura para o financiamento da criação de um heliporto no Centro Hospitalar de São João foi aprovada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

“Ainda esta semana a CCDR-N aprovou a candidatura para o financiamento de uma obra muito importante para este hospital e para toda a região norte que é a viabilização do heliporto que vai servir mais do que a população do Porto, toda a região”, revelou.

Um exemplo para o país

Por seu lado, a ministra da Saúde, Marta Temido, também enalteceu a importância da nova ala pediátrica do hospital de São João e espera que a “perseverança e união” que levou à conclusão do projeto sejam replicadas em outros locais do país, nomeadamente “no novo hospital central do Alentejo, no hospital de Lisboa oriental ou na maternidade da cidade de Coimbra”.

Também para Marta Temido, a inauguração oficial da nova ala pediátrica do São João é “um dia feliz para o SNS, um dia feliz para os profissionais de saúde e um dia especialmente feliz para as crianças”, destacando, ainda, o papel que a sociedade civil organizada assumiu para responder às necessidades dos “mais frágeis e vulneráveis e que são o futuro de todos”, as crianças.

A nova ala pediátrica do São João, que entrou em funcionamento no dia 16 de novembro, ocupa cinco pisos do edifício principal do hospital e conta com uma área de 13 mil metros quadrados. A ala tem capacidade para 100 camas e para 700 profissionais de saúde, onde funcionam diversos serviços hospitalares, tais como, blocos operatórios, unidades de cuidados intensivos neonatais e tem, também, instalada a primeira unidade de queimados pediátricos do país.

O novo equipamento garante, ainda, outras valências clínicas, como sejam a cardiologia pediátrica, cirurgia cardíaca e de intervenção, oncologia pediátrica, grande trauma e resposta a doentes neurocríticos.

ARTIGOS RELACIONADOS