home

Nota informativa

Nota informativa

No debate quinzenal de hoje, o primeiro-ministro ressalvou que a posição do PS a favor de um mecanismo europeu de mutualização de dívida já era conhecida, mas observou que esta matéria “não tem qualquer consideração no programa que o Partido Socialista Europeu apresenta para as eleições europeias”.

O Partido Socialista esclarece que a posição oficial do PES desde o final de 2011 é permitir que o ” FSF deve ser refinanciado diretamente pelo BCE. A criação de uma Agência de Estabilidade da zona euro, que poderia incluir a possibilidade de emissão de Eurobonds, permitiria que a zona euro pudesse gerir uma parte da dívida pública e financiar os investimentos transfronteiriços para o crescimento e criação de emprego”

“it should be considered to allow the EFSF to be directly refinanced by the ECB. The creation of a Eurozone Stability Agency that could include the possibility to issue Eurobonds, would allow the eurozone to manage in common a determined part of public debt and finance cross-border investments for growth and job creation.”

A deliberação pode ser lida em:

http://www.pes.eu/sites/www.pes.org/files/adopted_pes_council__general_resolution_en.pdf