Nota de Pesar por Afonso Sequeira Abrantes
A Direção Nacional vem partilhar, com profunda dor, o pesar sentido no seio do Partido Socialista pelo falecimento do nosso ilustre Camarada Afonso Sequeira Abrantes.
Pedagogo de formação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, desde cedo soube incorporar, como poucos e com excelência, o enaltecimento da ação que visava o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Como exemplo da ação didática, política, associativista e humanista que sempre o norteou, deixa-nos agora o testemunho exemplar do legado da sua memória. A dignificação entre o titular e a função desempenhada, ao longo do percurso de vida de Afonso Sequeira Abrantes, foi, como é do conhecimento geral, sempre recíproca.
Membro da Assembleia Municipal de Mortágua desde 1976 e Vereador da respetiva Câmara desde 1979 até 1987, foi enquanto Presidente da Câmara Municipal de Mortágua, consecutivamente desde 1990 até 2013, que se revelou exemplo notório, pela proximidade e pela capacidade de ultrapassar distâncias, da luta por uma coesão territorial efetiva, em todas as suas valências. Desde a aposta na comunicação e deslocação entre as localidades do concelho, aos equipamentos municipais (inclusivamente de saber e lazer) que levou a cabo, até à capacitação de diversas localidades com saneamento básico e tratamento de águas residuais, foi notória a sua capacidade de perceção da função autárquica como algo orientado para a solidariedade, o bem-estar e a qualidade de vida das populações, como vetor-motriz do desenvolvimento regional.
A tudo isto, juntou a função de Deputado à Assembleia da República de 1987 a 1990. A esse desempenho que se revelou exemplar, somou os inúmeros cargos que assumiu e que, sendo de índole humanista e administrativa, tinham sempre como objetivo o desenvolvimento humano e das comunidades.
O Partido Socialista garante que fará perdurar, pela gratidão, a memória do nosso digno Camarada e endereça à sua esposa, filhos e amigos, as mais sentidas e enlutadas condolências.