Nota de Pesar pelo Falecimento do Camarada Bernardino Gomes
O Partido Socialista manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do nosso camarada e fundador Bernardino Gomes, hoje ocorrida.
Bernardino Gomes foi um dos 27 delegados presentes em Bad Munstereifel, na Alemanha, que fundaram o Partido Socialista, em 19 de Abril de 1973, tendo, na sequência disso e da revolução libertadora de Abril de 1974, desempenhado um papel tão discreto quanto crucial na instalação e afirmação do PS como uma força de grande influência na sociedade portuguesa, mas também no seu reconhecimento internacional e na defesa de uma sociedade democrática e plural em Portugal, numa muito ativa e frutuosa colaboração com Mário Soares, de quem foi sempre um colaborador muito chegado.
Profundo conhecedor e estudioso da área das relações internacionais – em particular da vertente Atlântica do nosso relacionamento externo, Bernardino Gomes viria ainda a ter um papel importante na criação da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), da qual seria administrador, tornando-a numa trave-mestra da afirmação e consolidação das relações de amizade entre Portugal e os Estados Unidos da América.
O Partido Socialista apresenta as suas sentidas condolências à família do camarada Bernardino Gomes, compartilhando a sua dor e a sua perda, que é uma muito sentida e importante perda para todos os socialistas portugueses.
Como forma de homenagear o nosso camarada Bernardino Gomes, a bandeira do Partido será colocada a meia-haste na sede nacional, no Largo do Rato.
Informa-se ainda que as cerimónias fúnebres de Bernardino Gomes decorrerão amanhã, segunda-feira, pelas 12h00, na Igreja Paroquial de Santo António do Estoril.
Lisboa, 30 Outubro 2016