Nota de Pesar pelo falecimento de Rui Nabeiro
Portugal acordou hoje com a dor da perda de uma das suas mais acarinhadas referências, destacado e singular impulsionador económico e social. O Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro foi o grande responsável, em Portugal, pela valorização de conceitos fundamentais na gestão de empresas, como a solidariedade institucional, a ética laboral e negocial e a projeção das comunidades. Portugal soube agradecer-lhe, em vida, gerando uma ampla e consensual estima em relação à sua pessoa, ao seu nome e à sua atividade empresarial. O Partido Socialista vem, nesta hora triste e também sob forma de homenagem, associar-se a este afeto coletivo perante um dos seus históricos militantes e dirigentes.
A história de vida de Rui Nabeiro prende-se com a história do próprio Portugal recente. Nascido em 1931, em Campo Maior, no Alto Alentejo, começou a trabalhar desde cedo no negócio da família. Aos dezassete anos, tomou as rédeas da pequena torrefação de café da sua família, apostando na relação com Espanha. Em 1961, fundou com a esposa e filhos a Delta Cafés, marca hoje mundialmente conhecida. Seguir-se-iam a Novadelta, em 1982, e a Nabeirogest, em 1988, sendo esta última vocacionada também para o ramo agrícola e vitivinícola, da distribuição alimentar e de bebidas e da hotelaria.
Rui Nabeiro deixou a sua marca também na vida política portuguesa. Foi por duas vezes, antes do 25 de Abril de 1974, Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, cargo que deixaria, alegando incompatibilidade com o respetivo Governador Civil. Viria a ser eleito democraticamente pelo Partido Socialista em 1977, sendo reeleito duas vezes, e mantendo-se no cargo até 1986. Manteria até ao fim da vida a sua ligação ao Partido Socialista, onde exerceu cargos como o de Presidente da Concelhia Política de Campo Maior, tendo sido mandatário também de várias campanhas ligadas ao partido.
A solidariedade e a sustentabilidade foram também dimensões a que dedicou a sua vida e em que cultivou a sua marca. Em 2007, inaugurou o Centro Educativo Alice Nabeiro, para dar resposta às necessidades extra-escolares das crianças de Campo Maior e, com o patrocínio da Delta, a Universidade de Évora criou, em 2009, a Cátedra Rui Nabeiro, destinada à promoção da investigação, do ensino e da divulgação científica na área da biodiversidade.
Em 1995, Mário Soares atribuiu-lhe o grau de Comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial Classe Industrial. Em 2006, Jorge Sampaio distinguiu-o como Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. Era também Cônsul Regional Honorário de Espanha, com sede na Vila de Campo Maior.
Rui Nabeiro deixa um legado de inspiração visionária com base na generosidade. O Partido Socialista compromete-se a honrar, perpetuando-a, a sua memória de dinamismo e solidariedade.
À sua família, aos seus amigos, ao Grupo Nabeiro – Delta Cafés e a todos os que tiveram a honra de lhe ser próximos, o Partido Socialista transmite as suas mais profundas condolências.