Nota de pesar pelo falecimento de Lúcio Lara
O Partido Socialista manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Lúcio Lara, dirigente histórico do MPLA e uma figura incontornável da História de Angola, antes e depois da Independência. Desfrutando de um imenso respeito do povo angolano ao longo de toda a sua vida, um exemplo de humildade e probidade, Lúcio Lara foi sempre um amigo de Portugal e dos portugueses.
Tendo estudado em Portugal, foi na Casa dos Estudantes do Império – verdadeiro alforje de democratas e resistentes à ditadura – um ativista incansável do estudo da identidade de Angola e do seu povo, tal como os seus primos Alda Lara e Ernesto Lara Filho, naturais do Huambo, como ele, e poetas de nomeada.
O Partido Socialista curva-se perante a memória de tão insigne personalidade, cujo papel no História moderna de Angola e no relacionamento entre os povos irmãos de Angola e de Portugal não poderemos esquecer.
Neste momento de grande perda, o PS apresenta as suas condolências mais sentidas à família de Lúcio Lara, ao MPLA, ao Governo e ao povo angolano.
Informa-se ainda que o Partido Socialista se fará representar nas cerimónias fúnebres, que vão decorrer em Luanda na próxima quinta-feira, pelo seu dirigente nacional Vítor Ramalho.