Nota de Pesar pelo falecimento de Júlio Miranda Calha
Faleceu hoje em Lisboa, com 72 anos, Júlio Francisco Miranda Calha, fundador do Partido Socialista de Portalegre.
Dirigente Nacional do PS, Júlio Miranda Calha foi deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República entre 1976 e 2019. Foi Vice- Presidente da Assembleia da República, Presidente da Comissão Parlamentar de Defesa Nacional e da Comissão Parlamentar do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local.
Como deputado, foi eleito para diversas organizações internacionais, de que se destaca a Assembleia Parlamentar da NATO, onde exerceu as funções de Vice-Presidente e de Presidente da Comissão de Segurança e Defesa.
Membro de vários governos, desempenhou funções como Secretário de Estado da Administração Regional e Local, Secretário de Estado do Desporto e ainda Secretário de Estado da Defesa Nacional.
A vida de Miranda Calha está profundamente ligada ao Distrito de Portalegre, de onde era natural, por onde foi eleito deputado e de que foi Governador Civil, tendo tido um papel fundamental no processo de transição e consolidação democrática.
Miranda Calha participou ativa e dedicadamente em todos os combates e em todos os momentos importantes da vida do PS.
O desaparecimento de Miranda Calha constitui uma grande perda para o Partido Socialista e para Portugal.
O Partido Socialista manifesta profundo pesar pela morte do seu camarada Júlio Miranda Calha e apresenta à família e amigos as mais profundas condolências.
Declaração do Secretário-geral
O PS rende homenagem à memória de Júlio Miranda Calha, que dedicou toda a sua vida à construção e consolidação do Estado Democrático, como parlamentar, governante, dirigente e militante.
Eleito Deputado à Assembleia Constituinte , foi sucessivamente reeleito até à última Legislatura, tendo-se dedicado em especial à política de Defesa Nacional.
À sua família e amigos, apresentámos as condolência dos seus camaradas.
António Costa