home

Nota de Pesar pelo falecimento de José Manuel Galvão Teles

Nota de Pesar pelo falecimento de José Manuel Galvão Teles

O Partido Socialista recebeu com profunda tristeza a notícia do falecimento de José Manuel Galvão Teles. Portugal perdeu uma destacada referência do empenho na luta ativa pela democracia, aliado à consciência da importância dos direitos fundamentais na ação política e no exercício da cidadania.
José Manuel Galvão Teles foi desde cedo um opositor da guerra colonial, tendo sido uma voz ativa de denúncia da situação política nacional anterior ao 25 de Abril. Advogado de profissão, defendeu arguidos acusados de crimes políticos durante o Estado Novo e participou posteriormente em processos internacionais pela paz e contra o Apartheid, ajudando à projeção internacional de Portugal como democracia e como motor de respeito universal pelos direitos humanos. José Manuel Galvão Teles foi candidato a deputado pela oposição (CDE) nas eleições de 1969 e, depois do 25 de Abril, foi fundador e dirigente do Grupo de Intervenção Socialista. Integrou também o Conselho de Estado e foi embaixador de Portugal junto das Nações Unidas, entre 1975 e 1976, numa época de especial complexidade para a negociação da descolonização portuguesa.
Após a Revolução, continuou a participar ativamente na vida política do País, tendo-se mantido até meados dos anos 90 dirigente nacional do Partido Socialista. A par da sua carreira como advogado, fundou e foi dirigente de várias associações e fundações ligadas à cultura, tais como a Fundação Serralves, a Fundação Mário Soares, a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna e a Fundação Júlio Pomar. Viria, ainda, a ser agraciado pelo Presidente da República Jorge Sampaio, em 2005, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo e, no final de 2022, pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.
O Partido Socialista assume o compromisso de manter viva a sua grata memória de luta pela liberdade, pela cultura e pela cidadania ativa, endereçando a todos os seus familiares e amigos as suas mais sinceras condolências.

ARTIGOS RELACIONADOS