home

Nota de Pesar pelo falecimento de Carlos Melancia

Nota de Pesar pelo falecimento de Carlos Melancia

O Partido Socialista manifesta a sua consternação perante o falecimento, no último domingo, de Carlos Montez Melancia, antigo governador, ministro, secretário de Estado, deputado e gestor.

Nascido a 21 de agosto de 1927, em Alpiarça, estudou em Santarém. Licenciou-se em Engenharia Mecânica e Eletrotécnica em Lisboa e iniciou a sua vida profissional nas Sociedades Reunidas de Fabricações Metálicas (SOREFLAME). No ano de 1976, começou a dedicar-se ativamente à vida política e integrou o elenco governativo do I e do II Governos Constitucionais. Em 1983, integrou também o IX Governo Constitucional. Posteriormente, após as eleições legislativas de 1985, foi eleito deputado pelo círculo de Leiria nas listas do Partido Socialista. Depois de ter regressado à sua atividade de gestão, foi nomeado Governador de Macau, em 1987.

Enquanto Governador em Macau, até 1990, apostou na criação de grandes infraestruturas e no desenvolvimento da Segurança Social. Regressado a Portugal Continental, dedicou-se a projetos de intervenção cultural e cívica, entre os quais se destaca a Fundação Cidade de Ammaia, constituída em 1997, da qual foi fundador. A Direção Nacional apresenta as suas mais sinceras condolências a todos os seus familiares e amigos.

 

Fotografia: Nuno Veiga

ARTIGOS RELACIONADOS