Nota de Pesar – Cardoso do Amaral
O Partido Socialista, tendo acolhido com tristeza a notícia do falecimento do nosso Camarada José Alberto Menano Cardoso do Amaral, vem expressar o seu mais sincero pesar.
Menano Cardoso do Amaral nasceu em Forno de Algodres no ano de 1934 e desde cedo se tornou percetível que a cultura e a política seriam traços fundamentais da sua vida.
Em Lisboa, enquanto estudante universitário, colaborou com a Associação dos Alunos do Instituto Superior Técnico e no Porto, na Faculdade de Engenharia do Porto. As primeiras eleições livres para o órgão académico desta faculdade ocorreriam, aliás, na sequência da exigência por parte de Cardoso do Amaral de que as mesmas ocorressem, para aceitar o convite que lhe tinha sido estendido pelo Diretor da faculdade para presidir ao respetivo órgão académico. Acabaria por fazer valer a sua vontade e vencer as eleições em causa. Terminada a licenciatura em engenharia mecânica, deteve vários cargos de gestão na área da atividade fabril.
Aderiu ao Partido Socialista em 1974, após a Revolução de Abril e foi eleito Deputado à Assembleia Constituinte pelo Círculo de Lisboa, em 1975. Foi eleito também na I Legislatura da Assembleia da República, em 1976 e desempenhou funções de Secretário de Estado da População e Emprego no II Governo Constitucional.
Cardoso do Amaral pautou a sua vida pelo respeito aos valores da cultura e do civismo. No seu extenso percurso profissional ligado à área da gestão, imperaram sempre a igualdade de oportunidades e a vontade de partilhar conhecimento.
Portugal perdeu um homem notável e o Partido Socialista manifesta as suas mais sentidas condolências a todos quantos lhe eram próximos e à Fundação Cardoso do Amaral, a materialização do seu legado humanista, faz chegar toda a solidariedade.