Nota de condolências pelo falecimento do professor Mário Ruivo
O Partido Socialista manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do professor Mário Ruivo, que para além de destacado democrata e lutador anti-fascista foi um pioneiro da causa dos Oceanos, internacionalmente reconhecido, relevando sempre a natureza decisiva do Mar para o futuro da Humanidade.
Ainda em 2015, Mário Ruivo foi distinguido com o Prémio Cidadão Europeu, atribuído a quem contribua para a promoção do entendimento e a integração de cidadãos na UE e a cooperação entre países. O seu papel foi crucial na bem-sucedida candidatura de Lisboa a sede da Agência Europeia de Segurança Marítima. Foi ainda durante anos o coordenador da Comissão Mundial Independente dos Oceanos, no pleno reconhecimento global da sua absoluta autoridade neste tema, no qual se tornou uma das vozes mais escutadas internacionalmente.
Em Portugal foi um incansável lutador contra a ditadura derrubada em Abril de 1974, o que lhe chegou a custar a prisão e a obrigatoriedade de se refugiar fora do país. No Portugal democrático desempenhou as mais variadas funções, quer oficiais, quer no seio da sociedade civil, quer fossem políticas – em que foi sempre interventivo -, quer fossem de carácter científico.
A morte do professor Mário Ruivo constitui uma profunda baixa para Portugal, que perde uma das suas personalidades mais notáveis e inspiradoras, uma das suas figuras de maior prestígio na comunidade científica internacional.
Neste momento de profunda consternação, o Partido Socialista apresenta à sua família e a todos os seus amigos as suas mais sentidas condolências.
Lisboa
25 janeiro 2017
Deixe um comentário