home

“Nós não podemos desistir do interior”

“Nós não podemos desistir do interior”

cn_evora_1.jpg

Na Comissão Nacional do Partido Socialista, realizada em Évora, o Secretário-geral anunciou a realização de uma conferência sobre o interior do país, que irá ter lugar no dia 3 de março em Castelo Branco.

A defesa do interior do país é, e continuará a ser, uma das bandeiras do PS e esta conferência irá demonstrar que não há portugueses de primeira e de segunda. Segundo António José Seguro, os portugueses do interior são “duplamente penalizados com os sacrifícios impostos pelo Governo”. Como exemplo desta penalização está a área da Justiça, com o encerramento de tribunais, e também na Saúde, com as taxas moderadoras e somarem-se aos custos de transporte elevados.

O secretário-geral também criticou a extinção de freguesias com um “critério numérico”, numa “medida altamente penalizadora do interior, porque coloca o Estado mais longe das populações”.

Por sua vez, o secretário nacional para a Organização, Miguel Laranjeiro, afirmou que “o Partido Socialista tem denunciado o virar de costas por parte do Governo ao interior do país em muitas matérias – na reorganização administrativa, na área da saúde – e esta conferência sobre o interior marca também um posicionamento muito importante de apoio a uma grande parte do país por parte do Partido Socialista”. Rematou, afirmando que “tem que haver aqui uma preocupação especial, nós não podemos desistir do interior”.

Esta conferência em defesa do interior vai reunir “autarcas, empresários e outras forças vivas”.

No calendário do PS estão também agendadas eleições internas para secções, concelhias e federações até ao verão, escolha interna de candidatos às autárquicas até ao final do ano, o lançamento do Laboratório de Ideias ainda este mês, onde se criará a matriz da proposta política do partido para o país, e a Universidade de verão do PS, com o objectivo de valorizar e aprofundar o debate político, com periodicidade anual.