“No PS só há patriotas”
José Sócrates, acusou, no comício em Évora, Manuela Ferreira Leite de fazer um “ataque baixo” ao sugerir que os socialistas defendem o projecto de alta velocidade para fazer “um jeito aos espanhóis”.
O secretário-geral socialista criticou a presidente do PSD por ser agora contra um projecto que aprovou e com argumentos “extraordinários”: o argumento mais extraordinário que foi usado é o argumento segundo o qual estamos empenhados na construção da alta velocidade para “fazer o jeito” aos espanhóis, a soldo de Espanha. Isto significa um ataque baixo, um ataque anti-democrático, um ataque que é um ataque do passado, não é um ataque dos dias de hoje. A nossa democracia não merece ouvir isto”.
José Sócrates acrescentou que no partido “só há patriotas”, pelo que os comentários da líder do PSD ofendem “a história e o currículo e o esforço de todos os socialistas, que dão o seu melhor pelo seu país”.
Também Carlos Zorrinho, coordenador do Plano Tecnológico, atacou a presidente do PSD, avisando Manuela Ferreira Leite que os socialistas alentejanos não se calarão em defesa do comboio de alta velocidade: “nós alentejanos, respondemos daqui à Drª Manuela Ferreira Leite: nós não nos calamos. Lutamos por aquilo que acreditamos que é melhor para Portugal e para o Alentejo. Nós conhecemos José Sócrates, a sua cultura é de diálogo, de respeito e grande ambição para o país.