Nicolau Breyner
Nicolau Breyner foi um grande ator, não apenas na comédia, onde mais se destacou, mas também em episódicos papéis dramáticos, que deixaram uma forte impressão a quem a eles assistiu.
Para além de ator reconhecido pelo público, ao longo de uma profícua carreira de décadas, não é possível ignorar o papel absolutamente fundamental e percursor desempenhado por Nicolau Breyner na criação de uma indústria portuguesa de audiovisuais, que é hoje uma realidade e já alvo de reconhecimento internacional. Foi ele o “pai” da telenovela portuguesa e, mais tarde, esteve na génese da produção de ficção portuguesa. Como ator, realizador e produtor.
Nos últimos anos, dedicou-se à sua academia de formação de atores, dando o melhor de si às novas gerações, numa relevante demonstração de generosidade e dedicação à causa da representação.
Homem de paixões, bateu-se pelas suas ideias nos mais variados domínios. Embora não sendo reconhecidamente da área política do Partido Socialista, não se eximiu de apoiar António Costa nas candidaturas à Câmara Municipal de Lisboa, fazendo mesmo parte das suas comissões de honra.
Neste momento de perda e de tristeza para todos, o PS apresenta as suas mais sentidas condolências à sua família e a todos os seus amigos.