Museus voltaram a ser gratuitos aos domingos e feriados
No Museu Nacional de Machado de Castro, escolhido para assinalar a ocasião, Castro Mendes fez questão de enfatizar a importância do setor cultural na dinamização da Economia, admitindo que o retomar da gratuitidade no acesso aos museus contribuirá para aumentar o número de visitas e a riqueza da sua oferta e fruição.
“É um reverter de uma medida e que irá beneficiar todos os residentes em território nacional. Facilita que os museus sejam mais vividos. E isso aumentará a qualificação humana, o espírito criativo e o conhecimento”, sublinhou o governante.
A medida fora suspensa pelo anterior Governo, em 2014, altura em que as entradas passaram a ser gratuitas apenas no primeiro domingo de cada mês.
“Já tínhamos várias isenções, mas agora passa a ser geral. Esta medida vai garantidamente atrair mais pessoas”, salientou Castro Mendes.
Por ocasião da visita do titular da pasta da Cultura, foi ainda apresentada neste espaço a obra “Museu Nacional Machado de Castro 100 anos/100 obras”, numa seleção e abordagem do poeta João Miguel Fernandes Jorge, com prefácio do ministro Castro Mendes, que destaca o valor do acervo e do edifício, classificado como monumento nacional.