Mulheres Socialistas juntam-se às manifestações por todo o país
A 8 de março, mulheres em todo o Mundo levantam-se em defesa dos seus direitos e mobilizam-se contra a violência, a desigualdade, a discriminação, o preconceito e o conservadorismo que retiram autonomia e limitam a liberdade.
As Mulheres Socialistas (MS-ID) saúdam e aderem à manifestação do Dia Internacional das Mulheres convocada pela Rede 8 de Março e que tem como base o Manifesto Greve Feminista Internacional.
Neste Manifesto, as mulheres reclamam o “património das lutas pelo direito ao voto, ao trabalho com salário, a uma sexualidade livre e responsável, à maternidade como escolha, à habitação, à educação e saúde públicas”. As mulheres de todo o Mundo “herdeiras das lutas feministas e das resistências operárias, anticoloniais e antirracistas, múltiplas e diversas, de todas as cores e lugares, de todas as formas e feitios, com diferentes orientações sexuais e identidades de género, profissões e ocupações” levantam-se neste Dia Internacional das Mulheres em defesa dos seus direitos e mobilizam-se contra a violência, a desigualdade e o preconceito. E porque, como diz o Manifesto, “juntas somos mais fortes”, a 8 de março celebramos a união entre as mulheres e mobilizamo-nos em sua defesa:
- Basta de desigualdade no trabalho assalariado!
- Basta de desigualdade no trabalho doméstico e dos cuidados!
- Basta de reprodução das desigualdades e do preconceito nas escolas!
- Basta de destruição ambiental!
- Basta de guerra e de perseguição às pessoas migrantes!
Apelamos, por isso, a uma presença massiva nas manifestações que vão decorrer um pouco por todo o país, em Albufeira, Amarante, Aveiro, Braga, Coimbra, Covilhã, Évora, Fundão, Lisboa, Porto, São Miguel – Ponta Delgada, Vila Real e Viseu.
As Mulheres Socialistas (MS-ID) dizem PRESENTE a esta Manifestação Feminista, que convoca todos e todas para o compromisso de resistência à cultura de desigualdade, de violência machista e de conservadorismo, e de luta por uma sociedade livre de discriminações e de violências de género.