As novas dirigentes distritais vão completar a rede da Estrutura das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos, que marca presença em todo o território nacional também ao nível concelhio.
Importa salientar que, em julho, as Mulheres Socialistas elegeram 174 estruturas concelhias, a que deverão juntar-se mais cerca de duas dezenas que fizeram coincidir a sua eleição com a das Estruturas Federativas.
O novo mandato desta rede de intervenção política, que tem como foco a defesa do Direito à Igualdade entre Mulheres e Homens e também a luta contra todas as formas de discriminação, vai fortalecer a capacidade do Partido Socialista para enfrentar o desafio das eleições autárquicas, que ocorre já no próximo ano. As MS-ID têm tido um papel decisivo na formação e preparação de quadros políticos, abrindo a porta à participação de cada vez mais mulheres, de todas as áreas gerações, áreas profissionais e académicas e de todo o território. Prova disso é o aumento do número de militantes mulheres, que cresceu de 21 mil militantes ativas em 2020 para mais de 33 mil em 2024, um aumento de mais de 55%, em linha com os estudos sobre o comportamento do eleitorado, que revelam uma maior confiança das mulheres no Partido Socialista.
Candidatas a Presidente das Estruturas Federativas das MS-ID:
Algarve
Ana Cruz
Aveiro
Ana Marta Matos
Baixo Alentejo
Juvenália Salgado
Braga
Vânia Cruz
Idalina Forte
Bragança
Patrícia Bernardo
Coimbra
Olga Nunes
Évora
Carmen Carvalheira
FAUL
Cátia Rosas
FRO
Ana Umbelino
Guarda
Ana Margarida Cardoso
Fidélia Pissarra
Leiria
Cláudia Avelar
Portalegre
Margarida Curinha
Porto
Patrícia Faro
Santarém
Mara Lagriminha
Setúbal
Francisca Parreira
Viana do Castelo
Sandra Vieites
Vila Real
Ana Daniela Alves
Viseu
Fátima Lopes