Esta iniciativa, que ocorre numa altura em que se celebra o 50º aniversário da fundação do Partido Socialista, destacará as mulheres que participaram na fundação do PS, as deputadas à Assembleia Constituinte, as mulheres que participaram no I Governo Constitucional, as primeiras deputadas à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, as primeiras presidentes de Câmara Municipal, as primeiras eurodeputadas e as pioneiras da estrutura das Mulheres Socialistas. São 38 Mulheres Socialistas, cujos percursos serão recordados numa cerimónia que incluirá testemunhos de algumas destas personalidades, numa conversa moderada pela historiadora Fernanda Rollo.
Elza Pais, presidente nacional das Mulheres Socialistas considera que, “tendo em conta a proximidade da data com as comemorações dos 50 anos da fundação do PS, este é o momento certo para lembrar o percurso político de todas estas mulheres, que ousaram e abriram caminho, participando ativamente na construção da Democracia em Portugal”. Elza Pais lembra que “algumas destas mulheres foram perseguidas pelo regime, estiveram exiladas e nunca deixaram de lutar por um país de Liberdade, transformando-se num exemplo inspirador para todas nós”.
“Num tempo em que a política era um mundo só de homens, estas mulheres, com coragem, assumiram cargos e romperam estereótipos”, acrescenta a líder das MS-ID, que remata: “o nosso país deves-lhe muito e nós, sobretudo as mulheres, queremos demonstrar-lhes a nossa gratidão pela determinação com que venceram desafios tão complexos”.
Além da apresentação das homenageadas e dos testemunhos, a sessão contará com a intervenção de Elza Pais e com o encerramento de Mariana Vieira da Silva, além de um momento de poesia, por Inês Lapa.