As Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID) completaram o processo de eleição dos novos Órgãos Nacionais, para o mandato que decorre até 2023. Reuniu na passada segunda-feira, pela primeira vez, a Comissão Política Nacional (CPN) e tiveram lugar as eleições da Mesa da CPN e do Secretariado Nacional. Edite Estrela volta a assumir o cargo de Presidente da Mesa da Comissão Política, cuja lista liderou, tendo sido também a Mandatária Nacional da candidatura de Elza Pais. Edite Estrela terá Carla Madeira como 1ª Secretária e Joana Barbosa como 2ª Secretária.
O Secretariado Nacional, liderado pela Presidente Nacional das MS-ID recém-eleita, conta com a participação de um conjunto de Secretárias Nacionais que transitam do mandato anterior. Desde logo, Dalila Araújo mantém-se como adjunta da Presidente, seguindo-se La Salette Marques, Teresa Fragoso, Adelaide Ribeiro, Graça Vaz e Isabel Barreira. Adelaide Modesto e Francisca Parreira são os novos elementos, a que se juntam as deputadas Rita Madeira, Sara Velez, Alexandra Tavares Moura e Joana Bento.
Para além destes 12 nomes, integram a equipa mais 12 adjuntas do Secretariado Nacional: Lia Ferreira, Eugénia Almeida, Fernanda Ramos, Dora Brandão e Zélia Silva (que também transita da anterior equipa), além das deputadas Joaquina Matos, Raquel Ferreira, Telma Guerreiro, Martina de Jesus e Cristina Sousa. Ao todo, a equipa conta uma frente parlamentar que envolve 10 deputadas. A líder das MS-ID pretende
Com esta equipa, a Presidente Nacional ter cobertas as diferentes áreas temáticas e também todo o território nacional, razão pela qual Lina Silveira, da Região Autónoma dos Açores, e Liliana Rodrigues, da Região Autónoma da Madeira, assumem as funções de adjuntas do Secretariado Nacional para as Regiões Autónomas. As listas foram aprovadas com mais de 90% de votos favoráveis.
A Comissão Política, que decorreu online, aprovou também, por unanimidade, a criação do Conselho Estratégico para a Igualdade, uma estrutura paritária que será coordenada em parceria por Susana Ramos e Alexandre Quintanilha.