“Estamos a assistir a uma monumental trapalhada na gestão da resposta de emergência em Portugal”, disse Pedro Nuno Santos, em declarações prestadas à margem da visita que realizou esta manhã às obras que decorrem no Bairro Padre Cruz e que foram lançadas, há dois anos, pela anterior governação socialista.
Na ocasião, o Secretário-Geral do PS considerou que a situação gerada em torno do INEM, com nomeações que sucedem recuos na decisão de aceitar o cargo, “gera insegurança em todos nós”, demonstrando bem a incompetência da tutela em áreas fundamentais para o país.
“Esta ministra da Saúde e este Governo já levaram com duas demissões de presidentes do INEM em pouco tempo”, acusou o líder socialista, vincando que as matérias relativas à resposta de emergência em Portugal “não se coadunam com instabilidade e com a trapalhada a que a instituição está sujeita neste momento”.
Neste particular, o líder socialista evidenciou ser urgente e necessário apurar cabalmente o que tem acontecido, bem como as motivações que estiveram na base de um pedido de demissão uma semana após a nomeação.
“Imagino como seria se fosse o Governo do Partido Socialista. Esta é uma monumental trapalhada numa área onde tem de haver estabilidade e segurança e, por isso, obviamente que é preocupante e os esclarecimentos são devidos”, rematou Pedro Nuno Santos.