home

“Modernização tecnológica é um caminho sem fim”

“Modernização tecnológica é um caminho sem fim”

Durante a Conferência Internacional do Conselho Europeu de fibra óptica, no Parque das Nações, em Lisboa, José Sócrates, afirmou que um dos seus objectivos é tornar Portugal um dos primeiros países europeus com o seu território coberto totalmente por redes tecnológicas de nova geração.

“Portugal tem a ambição de se tornar um dos primeiros países da Europa a estar totalmente coberto com redes de nova geração (..) mas este caminho de modernização tecnológica é um caminho sem fim. É uma aposta que tem de ser permanentemente renovada”,  avançou o Primeiro ministro.

“Para isso estabelecemos uma parceria entre o Estado e os operadores. Pela sua parte, o Estado assumiu um quadro regulatório claro e transparente, porque só assim os operadores podiam tomar decisões de investimento informadas, e garantiu a criação de linhas de crédito de apoio para a concretização destes objectivos”, disse.

Citando dados que foram divulgados pelos organizadores desta conferência internacional, o líder do executivo referiu que Portugal está “entre as principais economias europeias no que respeita ao mercado de fornecimento da fibra óptica até à casa do utilizador”.

José Sócrates avançou ainda, que “o número de subscritores do serviço de acesso à fibra óptica em Portugal cresceu 186 por cento em apenas um ano, atingindo 41500 em Dezembro de 2009. O número de casas passadas por redes de fibra óptica atingiu no pais 1,150 milhões no final do ano passado, o que representa um crescimento de 475 por cento em apenas um ano”.

Para o Primeiro ministro, “estes resultados impressivos mostram bem a ambição da aposta do país, que se tem traduzido em avanços da sociedade de informação”.

Portugal é o país da Europa que “lidera o Governo electrónico, quer em sofisticação, quer em disponibilização de serviços públicos on-line, quando há cinco anos ainda ocupava a 16ª posição”, garantiu José Sócrates.