home

Modernização do parque escolar serve para combater crise

Modernização do parque escolar serve para combater crise

José Sócrates disse durante a inauguração de uma escola na Póvoa do Varzim, que é com investimento público, nomeadamente com a modernização do parque escolar que se combate a crise e se aumenta o emprego.

“É assim que se combate a crise, se luta pela recuperação da Economia e se aumenta o emprego”, considerou o chefe do governo ao discursar na cerimónia.

José Sócrates defendeu que o programa ‘Parque Escolar’, no âmbito do qual vão ser recuperadas e requalificadas 332 escolas em Portugal até 2015, espelha a vontade de “fazer mais pela Educação”, sendo que este é um dos “maiores investimentos” de sempre nesta área.
Nesta altura, e ao abrigo deste programa, estão a ser requalificadas “100 escolas, o que representa uma oferta de 10 mil empregos e envolve cerca de 2700 empresas”, especificou o primeiro-ministro.
“Chamo a isto investimento público, modernizador e que combate a crise”, frisou o governante que defende que o sucesso de um país passa “pela aposta na Educação”.
Mas estas intervenções, que visam criar “modernidade” no parque escolar nacional, pretendem ser um investimento “para esta geração” e não para “daqui a 30 anos”, referiu Sócrates.
Razão pela qual, o Governo pretende que, e ainda em 2010, se concluam “100 requalificações de escolas públicas e se lancem mais 25 concursos” para novas intervenções.
“Até ao final deste ano, 100 escolas estarão em obras e mais 100 adjudicadas”, asseverou Sócrates que aproveitou para lembrar que, e só em 2009, o Governo investiu “500 milhões de euros nas escolas portuguesas”.
Depois de inaugurar esta intervenção na secundária Rocha Peixoto, na Póvoa de Varzim, num investimento de nove milhões de euros, José Sócrates, acompanhado pela ministra da Educação, viajou até Gaia, para uma acção semelhante na secundária António Sérgio.