home

Modernização administrativa para exportações e empresas

Modernização administrativa para exportações e empresas

José Sócrates anunciou hoje, em Castelo Branco, a criação de dois novos programas de modernização administrativa na área das exportações e do licenciamento de empresas.

José Sócrates falava durante a inauguração da Loja do Cidadão e das novas instalações dos Registos Notariais da cidade.
O programa Licenciamento Zero vai iniciar-se em 2011 e permitirá aos investidores criarem os seus próprios pequenos negócios, sem terem que tirar as respetivas licenças, sujeitando-se depois a uma fiscalização rigorosa.
José Sócrates diz que desta forma “a Administração Pública confia nas pessoas e quer que as suas iniciativas se concretizem”.
José Sócrates anunciou ainda os programas de modernização administrativa na área das exportações. “Os novos programas pretendem dar melhores condições às empresas portuguesas e ao mesmo tempo reduzir custos administrativos. É importante que as empresas percebam que do lado do Estado há uma atitude de contribuir para que elas tenham sucesso”, disse.
José Sócrates recordou que, “em 2010, 64 por cento das novas empresas portuguesas foram criadas através do programa Empresa na Hora” e que “23 por cento das novas empresas foram criadas online, o que significa que apenas uma percentagem diminuta de empresas é criada pelos métodos mais tradicionais”.
“O programa Empresa na Hora veio modificar o ambiente de negócio. Hoje os empresários, se precisarem de criar uma empresa no dia a seguir, sabem que o podem fazer. Este é o programa que torna a Administração Pública parceira dos empresários e daqueles que querem ter iniciativa”, afirmou José Sócrates.
José Sócrates frisou que, ao inaugurar-se lojas do cidadão como a de Castelo Branco, está-se a mostrar “uma nova Administração Pública, amiga do cidadão e das empresas, aliada à modernidade e que percebe muito bem que tem nas tecnologias de informação e comunicação uma oportunidade de evolução”.