home

Ministra do Trabalho recebe Mulheres Socialistas

Ministra do Trabalho recebe Mulheres Socialistas

Uma delegação das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID) reuniu ontem com a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. As dirigentes da MS-ID manifestaram as preocupações da estrutura com o impacto da Covid-19 na vida das mulheres, preocupações partilhadas pelo Governo, que, através de Ana Mendes Godinho, manifestou disponibilidade para analisar e acolher propostas de mitigação desse impacto.
Ministra do Trabalho recebe Mulheres Socialistas

Na agenda para este encontro, Edite Estrela, vice-presidente da Assembleia da República e presidente da Comissão Nacional das MS-ID, e Elza Pais, deputada e presidente das MS-ID, levaram temas que estão no topo da agenda do combate às desigualdades, especificamente no que às mulheres diz respeito.

Elza Pais tem vindo a acentuar o discurso da necessidade de adotar medidas de discriminação positiva para as mulheres de forma a “travar retrocessos nos direitos adquiridos, que se traduzem em lamentáveis estatísticas que a pandemia deixa completamente à vista”. A líder das MS-ID cita, por exemplo, que “o facto de 80% das pessoas que foram alvo de medidas de apoio à família serem mulheres diz muito sobre como é ainda visto o seu papel na sociedade”.

Em causa está o impacto de género da Covid-19 no mercado de trabalho, com as MS-ID a salientarem a informação já conhecida: foram mais a mulheres colocadas em ‘lay-off’, com perda de rendimento, sendo que, por terem salários inferiores aos dos homens, essa perda de rendimento acaba por deixar as mulheres sem escolha. Este cenário resultou em mulheres sobrecarregadas com todas as tarefas familiares, um trabalho não-pago que pesa em larga escala sobre os seus ombros. Por outro lado, ao ficarem em teletrabalho, em casa, as mulheres viram-se obrigadas a conciliar o trabalho com os cuidados familiares, o apoio escolar aos filhos e ainda as tarefas domésticas, um cenário que as MS-ID debateram e consideram demasiado penalizador.

Elza Pais e Edite Estrela apostam na adoção de medidas específicas para apoiar as pessoas mais vulneráveis a enfrentarem e recuperarem da situação de crise, incluindo neste estrato social as famílias monoparentais, a maioria das quais constituídas por mulheres. A ministra Ana Mendes Godinho, que está em sintonia com estas preocupações, acolheu algumas das ideias transmitidas pelas dirigentes das MS-ID com o objetivo de mitigar o impacto da Covid-19 na vida das mulheres.