home

Ministério da Defesa aumenta remuneração mínima dos militares para 635 euros

Ministério da Defesa aumenta remuneração mínima dos militares para 635 euros

O Governo decidiu aumentar a remuneração base dos militares contratados para as Forças Armadas de 583 para 635,07 euros, uma medida que visa atrair mais jovens para as fileiras, disse hoje ministro da Defesa, João Gomes Cravinho.
Foto de João Gomes Cravinho

“O que posso partilhar agora é que temos uma situação nova na medida em que os jovens recrutas passarão a beneficiar daquilo que é uma medida para toda a função pública, de uma remuneração mínima que é acima do Salário Mínimo Nacional”, disse.

O vencimento mínimo dos militares passará dos 583 para os 635,07 euros, valor aprovado na quinta-feira em Conselho de Ministros como remuneração mínima da Administração Pública e que será, segundo João Gomes Cravinho, aplicada às Forças Armadas “no primeiro trimestre de 2019”.

João Gomes Cravinho disse esperar que a medida “venha a ter um impacto significativo em termos de recrutamento” nos três ramos das Forças Armadas, que enfrentam uma tendência decrescente no número de efetivos.

“O nível de desemprego está baixo, há mais possibilidades de ofertas de trabalho do que em outros momentos e há jovens que poderiam pensar numa carreira ou num contrato e acabam por ir para outra função [civil] onde recebem uma remuneração superior”, sublinhou.

Sobre o recrutamento militar, João Gomes Cravinho disse que o Ministério da Defesa está a preparar outras medidas que espera pôr em prática nos meses até ao final da legislatura.

Uma delas terá um alcance “de longo prazo” e “visa o maior conhecimento sobre aquilo que é a realidade das Forças Armadas” por parte dos jovens.