Mil e duzentas escolas vão ter melhor acesso à Internet no próximo ano lectivo
Na sequência de um contrato assinado entre o Ministério da Educação e a Portugal Telecom, mil e duzentas escolas públicas com Ensino Básico e Secundário vão aceder à Internet em todos os locais dos estabelecimentos no próximo ano lectivo.
O contrato permitirá a implementação de Redes de Área Local nas escolas públicas abrangidas pelo Plano Tecnológico de Educação (PTE), sendo considerado “um dos maiores projectos mundiais de instalação de redes locais”.
O coordenador do PTE, João Trocado da Mata, refere em comunicado que “este projecto é pedra angular do PTE, ao permitir a disponibilização de conteúdos, formação e serviços à distância em toda a escola”.
“Inserido no eixo da tecnologia, o programa de redes de área local irá dotar as escolas de infra-estruturas de rede Ethernet e WiFi e respectivos sistemas de gestão. O contrato, orçado em 51 milhões de euros, prevê a instalação, manutenção, operação e gestão das redes”, segundo o responsável.
O Plano Tecnológico de Educação é um programa de modernização tecnológica destinado às escolas portuguesas, repartido por três eixos: tecnologia, conteúdos e formação.
Cerca de 1.200 escolas terão, já no próximo ano lectivo, um computador por cada cinco alunos, rácio que colocará Portugal entre os países europeus mais avançados neste domínio.