home

Mensagem do Presidente reforça exigência socialista de agenda para crescimento e emprego

Mensagem do Presidente reforça exigência socialista de agenda para crescimento e emprego

jlcarneiro_.jpg“O essencial da mensagem de ano novo do Presidente da República é partilhado pelo PS” afirmou ontem José Luís Carneiro lembrando que há vários meses que o líder do Partido Socialista tem vindo a defender a criação de uma agenda para o crescimento e para o emprego. Só o Governo não compreendeu essa necessidade.

Segundo o Secretário nacional do PS, “é cada vez mais notório que o Governo está isolado nesta sua insensibilidade para ouvir os sectores mais dinâmicos e mais activos da sociedade portuguesa”.

Tal insensibilidade, especificou José Luís Carneiro, diz respeito às questões sociais, mas também se reflecte na “desvalorização da concertação social”.

“O país não poderá vencer as dificuldades com que está confrontado, caso não consiga um diálogo e uma concertação social que conduza os parceiros a encontrarem em conjunto soluções para uma economia mais competitiva, para um aumento da produtividade nacional e, nomeadamente, para a produção de bens transaccionáveis e também para o estímulo às exportações nacionais”, alertou, reclamando de seguida que o Governo de direita não só tarda em apresentar medidas concretas para uma agenda de crescimento e de emprego, como também exibe uma “paixão pela austeridade” e uma “profunda insensibilidade face as questões de apoio às micro e pequenas e médias empresas”.

Quanto à mensagem de ano novo de Cavaco Silva, José Luís Carneiro sublinhou que ela “é também uma mensagem ao próprio Governo, porque vem dizer que, a par do rigor orçamental, e da capacidade que o país tem que ter para honrar os compromissos internacionais, é necessário que sejamos capazes de lançar uma agenda para o crescimento e para o emprego e para a coesão social e coesão territorial”.