home

Mensagem Carlos Silva | Secretário Geral da Tendência Sindical Socialista da UGT e do PS

Mensagem Carlos Silva | Secretário Geral da Tendência Sindical Socialista da UGT e do PS

Caras e Caros Camaradas,

Neste Primeiro de Maio de 2020, atípico e estranho, é tempo de não esmorecer, devido ao confinamento vivido por milhões de trabalhadores, em defesa da saúde de todos nós, e relembrar que os direitos se conquistam com muitas lutas, sacrifícios e dor.

Bem conhecem os portugueses o contributo dos socialistas para a reconquista da Democracia e a restauração das Liberdades há 46 anos atrás.

E bem se lembram os trabalhadores das intervenções de Mário Soares e de Salgado Zenha, no 1º de Maio de 1975, no combate sem tréguas, pela democracia e liberdade sindicais, contra a unicidade, tentativa de instituição de uma central sindical única, manipulada e instrumentalizada por um partido político.

O PS e os seus sindicalistas socialistas sempre pautaram a sua intervenção no país pela exigência de um Estado Social justo, solidário e fraterno, que não deixe ninguém para trás, e com políticas públicas inclusivas, como o SNS, a escola pública e a Segurança Social pública e universal.

As lutas de ontem mantêm-se atuais, nestes tempos de crise que, embora de saúde pública, permitiu vislumbrar o número de oportunistas que aproveitaram o momento para despedir milhares de trabalhadores e contribuir para uma calamidade social.

Estamos convencidos que o Governo do Partido Socialista agirá em defesa dos mais frágeis e desfavorecidos, como sempre foi timbre do PS. E que nesse desígnio nacional de apoiar a economia e as famílias, contará com os sindicalistas socialistas, nos sindicatos, nas comissões de trabalhadores e em todas as estruturas sindicais, no apoio a políticas solidárias que são mais necessárias do que nunca.

E contará com todas as vozes do Partido Socialista Europeu e dos nossos camaradas por essa Europa fora na exigência de responsabilidade social e solidária a todos os Estados da União Europeia, para a aplicação célere de medidas de apoio a empresas, famílias e trabalhadores de todos os Estados onde a pandemia mais se fez sentir.

A todas e todos os trabalhadores portugueses, desejo um Primeiro de Maio de força, coragem e resistência, que ficará na memória de todos quantos, confinados em suas casas, partilham connosco, Socialistas, os ideais de Democracia, Paz, Justiça Social e Liberdade.

Em solidariedade

Carlos Silva