Melhoria dos sistemas de transporte coletivo com 1,032 mil milhões de euros
Nas grandes áreas metropolitanas, o Governo avança com o investimento na expansão da rede de Metro de Lisboa – da linha Vermelha até Alcântara – com 304 milhões de euros, e na expansão da rede de Metro do Porto – entre a Casa da Música e Santo Ovídio – com 299 milhões de euros, integrando ainda, na componente de mobilidade sustentável, os projetos do metro ligeiro de superfície entre Odivelas e Loures, avaliado em 250 milhões de euros, e a Linha BRT Boavista – Império, que consiste numa nova linha de Transporte Público em Sítio Próprio, em articulação com o Metro do Porto, num investimento de 83 milhões de euros.
No âmbito da descarbonização dos transportes públicos, o Governo estima investir 96 milhões de euros, a conduzir pelo Fundo Ambiental, para promover o “lançamento de um programa de apoio à aquisição de frotas de transportes públicos limpos (rodoviários e fluviais) e respetivos postos de carregamento/abastecimento”.
“O investimento previsto – aquisição de veículos limpos (325 autocarros e quatro navios) promotor da renovação das frotas, terá um impacto relevante na promoção da utilização do transporte público, assim como na descarbonização e apoio à transição energética”, expôs o Executivo no PRR, reconhecendo que, apesar das melhorias registadas nos últimos anos, a idade média das frotas de transporte público em Portugal é superior a 15 anos e “apresenta baixa incidência de veículos ambientalmente mais sustentáveis”.
Ferrovia com 300 ME para aquisição de 12 automotoras elétricas
Quanto à aquisição de material circulante ferroviário, o PRR inclui 300 milhões de euros, investimento que será concretizado com a aquisição de material circulante ferroviário destinado a serviços interurbanos de longo curso, nomeadamente 12 automotoras elétricas.
Os seis investimentos propostos pelo Governo na componente de mobilidade sustentável “ascendem a 1.032 milhões de euros de subvenções e 300 milhões de euros de empréstimos” do Instrumento de Recuperação e Resiliência.
Inserido no pilar da transição climática, um dos três grandes eixos do PRR, a mobilidade sustentável foi considerada como área de intervenção relevante, visando projetos para a melhoria dos sistemas de transporte coletivo, promovendo o reforço e a utilização crescente do transporte público com a consequente redução da dependência do transporte individual rodoviário”.
Neste âmbito, o PRR tem ainda destacado o objetivo de descarbonização do setor dos transportes, no âmbito do compromisso assumido por Portugal de atingir a neutralidade carbónica em 2050.
O Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal encerra três dimensões – resiliência, transição climática e transição digital – e prevê um volume financeiro total de 16.643 milhões de euros, dos quais 13.944 milhões em forma de subvenções e 2.699 milhões no modelo de empréstimo.