home

Medidas sociais são a prioridade de José Sócrates para a próxima legislatura

Medidas sociais são a prioridade de José Sócrates para a próxima legislatura

José Sócrates, afirmou ontem em entrevista à RTP 1 que as medidas sociais são a prioridade do programa eleitoral do PS.

Ver Vídeo…

A protecção social é um dos aspectos que José Sócrates apontou como diferenciador face à líder do PSD, a quem acusou de ter um “preconceito contra o Estado”. Há coisas, argumentou Sócrates, “que se o Estado não fizer, mais ninguém fará”.

Durante a entrevista o primeiro-ministro anunciou a criação de cinco mil estágios na Administração Pública para jovens licenciados e de 25 mil estágios no sector social para desempregados que não tenham apoio social. “Temos de pôr o Estado a ajudar”, afirmou.

Se voltar a ser eleito, as primeiras coisas que José Sócrates irá fazer na área económica passam por lançar o “Inov Social, um programa para colocar mil jovens licenciados nas instituições sociais e apostar em mais internacionalização das empresas”.

Outra das medidas anunciada pelo primeiro-ministro passa por aprovar a legislação relativa à Conta Poupança Futuro. O Estado abrirá uma conta por cada criança que nascer, com 200 euros. A família pode depois, ao longo dos primeiros 18 anos da criança, fazer todos os depósitos que entender naquela conta, para que a criança tenha, ao atingir a maioridade, mais hipóteses e oportunidades de escolha. José Sócrates explicou ainda que, com estes depósitos na conta da criança, «a família pode obter benefícios fiscais significativos».